top of page
TIPO_CITY_BLUE-01-01.png

Blog

Quer aprender um pouco mais sobre o universo da cerâmica e alvenaria?

 

Bem-vindo ao nosso blog

Etapas da construção utilizando alvenaria estrutural

Atualizado: 24 de mar. de 2021



Entre os principais sistemas construtivos utilizados, pelas grandes construtoras do país, podemos destacar a Alvenaria Estrutural, em que as paredes exercem a função estrutural na obra, suportando os pesos da edificação, isso inclui lajes, esquadrias e telhados, sem a necessidade da construção de colunas e vigas para essa função, reduzindo o uso de ferro e aço.


Uma das principais características que o difere da alvenaria de vedação é a forma como as instalações hidráulicas e elétricas são feitas juntamente com a parede.


Além de ser responsável pela estruturação da construção, esse método também utiliza da alvenaria estrutural para a divisão e vedação de ambientes, garantindo melhor isolamento térmico e acústico, protegendo também os ambientes internos de ações externas como chuvas e ventos.

Após entender como funciona o sistema da alvenaria estrutural, vamos mostrar as etapas da construção utilizando desse método.


1- Primeira fiada

Nessa etapa se inicia o assentamento dos blocos para que possam ser levantada as paredes, começando sempre pelos cantos, essa primeira fileira de blocos deve ser feita com muita atenção, ela que irá definir os locais em que as paredes serão erguidas. Sua demarcação deve ser feita de acordo com as especificações da planta da primeira fiada.

Nesse momento o profissional responsável deve verificar cada ponto da obra, antes de autorizar uma segunda fiada, tendo qualquer erro a possibilidade de ser corrigido nesse ponto, o que se torna bem mais difícil caso seja identificado mais tarde.

Com tudo dentro dos conformes é iniciada o processo de levantamento das paredes, sendo aplicados os blocos com a argamassa, sempre verificando a planta das fiadas, garantindo que os blocos sejam colocados de forma correta em cada local, como também as tubulações hidráulicas e elétricas, entre outras especificações necessárias, e em quais locais serão feitas as vergas e contravergas.


2- Instalações

O que se diz respeito as instalações elétricas podem ser passadas por dentro dos blocos estruturais, de acordo com as localizações demarcadas no projeto estrutural, de forma que não sejam necessários cortes nas paredes, o que pode afetar a estrutura da construção.

É indicado utilizar o shafts para as instalações hidráulicas por uma questão de manutenibilidade deste tipo de sistema.


3- Grauteamento

Após a última fiada ser feita, é a hora de iniciar o processo de grauteamento, em que barras de aço devem ser colocadas nos espaços vazados dos blocos e preenchidas com o concreto e graute.


 

A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.

203 visualizações0 comentário
bottom of page