top of page
TIPO_CITY_BLUE-01-01.png

Blog

Quer aprender um pouco mais sobre o universo da cerâmica e alvenaria?

 

Bem-vindo ao nosso blog

Como promover a reciclagem no canteiro de obras

Atualizado: 23 de mar. de 2021

Diversos materiais são descartados indevidamente na construção, privando de uma reutilização e vida útil, o que promoveria maior economia para a obra


Em um canteiro de obras o acúmulo de lixo e materiais que são jogados fora chega a gerar grandes quantidades de resíduos, porém você sabia que nem todo material descartado é essencialmente lixo, e muitos podem ser reaproveitados de diversas maneiras até mesmo na própria construção?

Separamos quatro dicas de como você pode promover a reciclagem, tornando o canteiro de obras mais econômico e sustentável.

 

1) Oriente aos funcionários a importância em promover a reciclagem

Muito do material de descarte em uma obra pode ter uma vida útil maior, mas é preciso orientar a equipe da importância em colocar em prática a reutilização desses materiais, evitando desperdícios e custos. Para isso a boa comunicação e as informações são fundamentais para que funcione, dessa forma a reutilização de materiais fará parte mais facilmente da rotina do canteiro de obras.

 

2) Desconstrução x Demolição

Em diversos casos optar pela desconstrução se mostra muito mais eficiente e barata do que a demolição, preservando materiais como portas, janelas, estruturas do telhado, pedras, telhas e até tijolos e blocos que podem ser reutilizados em outros ambientes da obra, armazéns para guardar os materiais ou até mesmo revendidos.

 

3) Invista na coleta seletiva

Tenha um espaço designado para a coleta completa de materiais, separando cada tipo de resíduos que evitando que fiquem espalhados por todo o local, invista no gerenciamento de resíduos, de maneira que a identificação de cada um seja mais fácil, até mesmo no momento de descarte e reutilização final de cada material.

 

4) Verifique os desperdícios da obra

A gestão de desperdícios deve ser colocada em prática logo na etapa inicial do planejamento, incluindo cada item que será utilizado, sua finalidade e possível reutilização, evitando qualquer tipo de desperdício de materiais, e degradação por mal utilização e armazenamento. Uma boa dica é a utilização de blocos cerâmicos para uma alvenaria racionalizada, por dispensarem o uso de materiais como madeiras e ferros, além de evitar quebras para executar instalações, o que também garante um canteiro de obras mais limpo, com menos resíduos e maior economia. Essa fase auxilia ao evitar que haja compra desnecessária de materiais e descarte por conta de maus cuidados.

 

A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.

17 visualizações0 comentário
bottom of page