top of page
TIPO_CITY_BLUE-01-01.png

Blog

Quer aprender um pouco mais sobre o universo da cerâmica e alvenaria?

 

Bem-vindo ao nosso blog

Como melhorar o isolamento térmico na construção

Atualizado: 24 de mar. de 2021

Atualmente existem diversos tipos de materiais que proporcionam conforto térmico ao ambiente isolando a temperatura e dissipando o calor.


O conforto térmico é sempre muito buscado em ambientes internos, tanto em temperaturas quentes, como em climas mais frios, por conta disso hoje em dia é muito comum encontrar diversos equipamentos que tem a função de melhorar o clima do ambiente, como aquecedores e ar-condicionado. Mas você sabia que é possível ainda na fase da alvenaria, utilizar materiais que podem auxiliar no isolamento térmico trazendo maior conforto, reduzindo o uso desses equipamentos e gerando maior economia?

Os blocos cerâmicos City atendem a nível superior os critérios exigidos pela Norma ABNT NBR 15.575, entre eles de isolamento térmico, em que foi constatado que os blocos City tiveram uma redução de 17 graus, se mostrando mais eficiente no isolamento térmico, o que representa maior conforto e economia, além de reduzir o consumo de equipamentos como o ar-condicionado.

Podemos encontrar a prática de utilizar blocos cerâmicos para esse objetivo em diversas construções antigas, em que os blocos desenvolvem a função de isolante térmico proporcionando maior conforto ao local, tanto em climas quentes como frios.

O isolamento térmico tem como função dissipar o calor, para isso, pode ser feito utilizando diversos materiais caracterizados pela sua alta resistência térmica, proporcionando melhor isolamento. Entre os materiais indicados os mais comuns são os porosos ou fibrosos, que possibilitam a imobilização do ar, fazendo com que não haja aumento da umidade. Para essa função podemos destacar: lã de poliéster e de rocha, fibra de vidro, e o poliestireno expandido mais conhecido como isopor.


 

Os usos desses materiais devem evitar a perda de calor em temperaturas frias e o recebimento de alta temperatura em climas quentes, para isso, os isolantes térmicos podem ser instalados de diversas formas, essa solução estrutural deve ser projetada ainda na fase inicial do projeto garantindo da melhor forma o desempenho térmico e um ambiente saudável. Veja a seguir de que outras maneiras que podemos aplicar os isolantes térmicos.

Mantas Térmicas:

Uma das técnicas mais utilizadas quando falamos em isolamento térmico por serem baratas e com alto desempenho isolante, as mantas térmicas são produzidas geralmente utilizando lã de mineral de rocha ou vidro, as mantas são aplicadas em cada pavimento, sendo possível sua instaladas em lajes e como revestimento de pisos.


Telhas:

Quando usado em forma de telhas, elas cumprem a função ao formarem uma proteção contra a energia solar. As telhas mais utilizadas são de cerâmica por conta de seu alto desempenho térmico.


Paredes:

As paredes possuem diversos revestimentos que auxiliam no desempenho do isolamento térmico, através de texturas, ou em sua própria construção ao utilizar blocos cerâmicos, que auxiliam no isolamento, e proporcionam maior conforto ao ambiente em relação a outros tipos de materiais utilizados, além de auxiliam também em isolamentos acústicos, e ações externas como umidade e climáticas.


 

A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.

104 visualizações0 comentário
bottom of page