top of page
TIPO_CITY_BLUE-01-01.png

Blog

Quer aprender um pouco mais sobre o universo da cerâmica e alvenaria?

 

Bem-vindo ao nosso blog

Análise da Influência da Execução de Alvenarias com Blocos Cerâmicos no Desempenho



RESUMO

Desde 2013, com a entrada em vigor da ABNT NBR 15575, a exigência acústica das edificações ganhou um novo status e levou o setor da construção civil a analisar com mais atenção os componentes utilizados na execução das alvenarias. Não é só a escolha deles que determina o desempenho acústico; o projeto do elemento construtivo e do ambiente também são importantes, bem como a execução, respeitando as especificações e procedimentos executivos pré-determinados. Sendo assim, este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com a finalidade de avaliar a influência da execução no desempenho acústico de alvenarias de blocos cerâmicos. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica e foram realizadas análises de resultados de ensaios de laboratório e de campo. Com isso, concluiu-se que pode haver diferenças nos valores de isolação sonora em razão de problemas na execução da alvenaria, em especial em razão de falhas nas juntas entre blocos.


Palavras-chave: desempenho acústico, material de construção, alvenaria, blocos cerâmicos, tijolos cerâmicos.


Since 2013, with the entry into force of ABNT NBR 15575, an acoustic requirement of the edification got a new status and led the civil construction sector to analyze more closely the components used in the construction of masonry. It is not just their choice that determines acoustic performance; the design of the construction element and the environment is also important, as well as the execution, respecting the specifications and procedures previously executed. Therefore, the object of this paper is evaluating the influence of site works on the acoustic performance of ceramic block masonry. A bibliographic review was made by analyzing results of laboratory and field tests. In conclusion, there may be differences in the sound insulation values due to problems in the execution of the masonry, especially due to failures in the joints between blocks.


Keywords: acoustic performance, construction material, masonry, ceramic bricks.

1 INTRODUÇÃO

A busca por maior produtividade, que a construção civil tem vivenciado desde a década de 1990, fez com que alguns procedimentos para a execução das alvenarias tenham sido alterados e simplificados. Esta jornada, antes do advento da ABNT NBR15575, Edificações habitacionais: desempenho (ABNT, 2013) fez com que o construtor não considerasse de uma forma adequada critérios de desempenho como a isolação aos sons ou ruídos aéreos, objeto deste artigo.


De acordo com a ABNT NBR 15575 (ABNT, 2013), uma edificação habitacional deve possuir um desempenho acústico adequado aos ruídos externos, entre áreas comuns e privativas e entre áreas privativas de unidades autônomas distintas. Para que isso ocorra de maneira efetiva, além de um projeto bem elaborado e detalhado, há a necessidade de procedimentos adequados de execução e de acompanhamento em obra, observando-se as recomendações previstas.

Assim, o principal objetivo deste artigo é analisar a influência da execução, principalmente de juntas verticais e interfaces com estrutura, no desempenho acústico de alvenarias de blocos cerâmicos.



 

A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page