top of page
TIPO_CITY_BLUE-01-01.png

Blog

Quer aprender um pouco mais sobre o universo da cerâmica e alvenaria?

 

Bem-vindo ao nosso blog

A interface de estrutura de concreto com a Alvenaria de vedação com os Blocos Cerâmicos

A interface entre estrutura de concreto e alvenaria de vedação com blocos cerâmicos é um elemento importante em projetos de construção. É uma junção que deve ser bem projetada e executada para garantir a segurança, estabilidade e durabilidade da edificação.

A estrutura de concreto é responsável por sustentar a carga da edificação e transmiti-la para o solo. Já a alvenaria de vedação com blocos cerâmicos é responsável por fechar os vãos entre as estruturas, garantir o isolamento acústico e térmico, além de dar acabamento à construção.

A interface entre esses dois elementos deve ser bem projetada para evitar problemas como fissuras, trincas e deslocamentos na edificação. É importante que a união seja firme e estável, para garantir que as estruturas trabalhem em conjunto. Devido às alvenarias serem vinculadas à estrutura da edificação (Figura 01) estas sofrem com essas movimentações e os pontos de maior tensão são nessas interações.


Os detalhes e a forma das interações se diferem pelo local onde é executada a alvenaria, entre:

• Laterais: Ligação entre alvenaria e pilares;

• Inferior: Ligação onde a alvenaria é apoiada sobre a laje ou a viga;

• Superior: Ligação onde a laje ou viga se apoiam na alvenaria.


Inferior e executada assentando os blocos normalmente em cima da viga ou laje, as laterais são através do uso de barras de aço ou malhas de aço galvanizado que se estendem para dentro da alvenaria e são ancoradas no concreto. Essas barras ou malhas devem ser colocadas em intervalos regulares e ter uma espessura adequada para suportar as cargas de serviço e de segurança.

Já as superiores o primeiro passo é definir a altura da alvenaria em relação à laje de concreto. Esse dimensionamento deve ser feito de acordo com o projeto estrutural e levar em consideração a carga que a alvenaria irá suportar e os prazos de execução devem levar em conta as idades de carregamento da estrutura. Esta etapa também chamada de encunhamento pode ser feita de duas maneiras:

a) Encunhamento – utilizando tijolos maciços assentados inclinados com argamassa normal e pressionados entre a viga e a alvenaria (Figura 02);

b) Assentamento com blocos seccionados – O mais executado pelas empresas construtoras, utilizando blocos de furo vertical (1/2, 1/4, e 1/8 de bloco) assentados com os furos na horizontal assentados com a mesma argamassa do assentamento (Figura 03).



Para essa função a Cerâmica City tem uma linha exclusiva de blocos específicos com características desenvolvidas para aumentar o desempenho mecânico do conjunto estrutura x alvenaria como um todo reduzindo possíveis futuras patologias.


Esse são os famosos blocos de classe BFS (Figura04) desenvolvidos em um trabalho de uma equipe composta por representantes da ABECE, da ANICER onde a Cerâmica City participou no desenvolvimento dessa peça emprestando seu capital intelectual e seu parque fabril.



Em resumo, a interface entre estrutura de concreto e alvenaria de vedação com blocos cerâmicos é uma etapa crucial em projetos de construção. Ela deve ser bem projetada e executada para garantir a segurança e estabilidade da edificação. A Cerâmica City tem o conhecimento e o material para ajudá-lo nesta etapa crucial da obra evitando problemas que possam comprometer a qualidade e a durabilidade da obra.

 

A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.

152 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page