top of page
TIPO_CITY_BLUE-01-01.png

Blog

Quer aprender um pouco mais sobre o universo da cerâmica e alvenaria?

 

Bem-vindo ao nosso blog

4 Dicas para um projeto de alvenaria estrutural eficiente

Atualizado: 30 de nov. de 2021

A alvenaria estrutural oferece uma obra mais rápida, uniforme e econômica. Algumas dicas podem ajudar você a colocar em prática o seu projeto com muito mais eficiência e qualidade.


Ao projetar uma obra utilizando alvenaria estrutural é necessário que sejam mapeadas algumas etapas do projeto, de modo a evitar falhas e otimizar tanto o tempo como a mão-de-obra utilizada. Separamos algumas dicas para auxiliar nesse processo de forma que as etapas sejam realizadas de maneira muito mais eficaz.

1) Elabore um cronograma do seu projeto

Elaborar uma rotina produtiva de como executar o projeto é essencial para que o projetista tenha uma melhor visão de todas as etapas do processo, possibilitando adaptar e melhorar sua técnica utilizada. Nesse caso organize as etapas de forma sequencial, como, pré-análise com as principais características do projeto; avaliação de materiais e mão-de-obra que serão utilizadas; Modulação prévia dos ambientes e possíveis alterações do layout.

2) Busque as principais ferramentas do mercado

Executar um projeto em alvenaria estrutural requer muita atenção e tempo disponíveis para isso, porém para a sorte dos profissionais da área, o mercado atualmente disponibiliza diversas ferramentas que ajudam os projetistas a desenvolverem os seus projetos. Ter acesso a um software de qualidade é fundamental para que o profissional otimize seu tempo de trabalho além de uma execução de maior qualidade.



3) Mantenha-se atualizado com livros e normas

Ao separar um tempo para estudos e se atualizar entre as normas do mercado, você pode recorrer a diversas maneiras desde leituras de livros físicos a e-books ou outros métodos interativos como cursos online. Diversos canais possibilitam o conteúdo online, de forma que o aluno possa adequar e flexibilizar ao seu horário disponível.

Entre as principais normas recomendadas para estudo estão:

● NBR 16.868/2020 – Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto

● NBR 16.868/2020 – Alvenaria estrutural – Parte 2: Execução e controle de obras

● NBR 16.868/2020 – Alvenaria estrutural – Parte 3: Método de ensaio

● ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais

A Cerâmica City disponibiliza totalmente grátis a versão digital da 2º edição do Manual de Desempenho em que você aprende a projetar e executar obras residenciais seguindo os critérios de desempenho da ABNT NBR 15.575.

4) Mostre as vantagens em optar pela alvenaria estrutural em sua obra

E por último, mas não menos importante, mostrar para o cliente ou parceiros profissionais do projeto, as vantagens em optar pela alvenaria estrutural para a obra. Fator muito determinante sem dúvidas é o financeiro em que pode variar em até 15% de economia, além disso algumas outras vantagens podem ser ressaltadas como:

● Canteiro de obra mais limpo e sem desperdício;

● Execução mais rápida e eficiente;

● Materiais pré –moldados, o que significa uma construção mais assimétrica e definida, além de possibilitar maior economia, ao exigir menos matérias e mão-de-obra.



aos critérios da ABNT NBR 15.575; no quesito segurança contra incêndio, o sistema atinge TRRF 120 min dando maior segurança para o usuário. Além disso desempenha uma excelente capacidade térmica, estabiliza a temperatura nos ambientes e reduz a necessidade de uso do ar condicionado em dias quentes e frios, atingindo a marca de 135 Cº em conformidade com a norma. A estanqueidade da água da chuva também é um fator relevante, pois evita que o acumulo de humidade no local crie e prolifere fungos e bactérias, causadas pelo mofo e o bolor, o que proporciona ambientes mais saudáveis.

Cerâmica City, líder em tecnologia e qualidade

Além de fabricar seus produtos em conformidade com ABNT NBR 15.250, que determina a qualidade dos componentes cerâmica em edificações, a Cerâmica City atende em nível superior a totalidade da norma de desempenho ABNT NBR 15.575 nos quesitos pertinentes, que determina ao critérios do consumidor final para as edificações habitacionais.

Para atingir esses resultados a empresa investe pesado em tecnologia. Com sua produção 100% automatizada, e tecnologias internacionais a Cerâmica City possui o sistema de fabricação mais avançado do Brasil. O sistema de logística interna desenvolvido pela empresa, desenvolvido com parceiros das industrias de automação mecânica, automobilística e petrolífera garante máxima eficiente e alta capacidade de produção.

Projeto Casa Cerâmica 2020

O projeto da Casa Cerâmica deste ano, que prioriza a qualidade aliada a alta tecnologia, foi desenvolvido pela construtora Pacaembu, e assim como nas edições anteriores da Feicon Batmat, será executado em 5 dias. A casa modelo segue o padrão determinado pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

O projeto será executado utilizando o sistema construtivo da alvenaria estrutural, técnica que substitui o tradicional processo de estrutura na realização de obras, permitindo o travamento da alvenaria apenas utilizando blocos cerâmicos com amarração direta na parede dispensando o uso de vigas e pilares, e que oferece uma construção mais econômica.


 

A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.

106 visualizações0 comentário
bottom of page