Seminário: Desempenho de sistemas de alvenaria de blocos cerâmicos

A palestra aborda de maneira didática as principais normas de desempenho e os sistemas construtivos relacionados a alvenaria e blocos cerâmicos

Em palestra durante o Seminário “DESEMPENHO DE SISTEMAS DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS”, promovido pela Cerâmica City, e ministrado pela Mestre e Doutora em Engenharia e Diretora da NGI – Maria Angélica Covelo Silva, foram abordados os principais componentes e características de uma obra referente a construção civil, falando sobre os critérios normativos para cada componente e sistemas em alvenaria de blocos cerâmicos, além das principais normas exigidas pelo mercado.

As normas fundamentais a serem atendidas são:

● Norma ABNT NBR 15.270 – Especificação de Componentes Cerâmicos, blocos e tijolos para alvenaria;
● Norma ABNT NBR 8.545 – Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos – Procedimento;
● Norma ABNT NBR 15.812 – Alvenaria Estrutural, blocos cerâmicos;
● Norma ABNT NBR 15.575 – Edificações habitacionais e desempenho.

Além da importância em relação a norma de desempenho ABNT NBR 15.575, o seminário abordou os sistemas de alvenaria racionais e suas mais variadas interações com outros sistemas. Demonstrando como atender aos diversos requisitos da norma de desempenho como segurança a fogo, estanqueidade, desempenho térmico e acústico.

Para acompanhar o seminário completo, é muito simples, basta acessar ao vídeo logo a seguir:

A Cerâmica City é líder de mercado em qualidade e tecnologia e a mais de três décadas vem investindo para alinhar seus produtos as exigências do mercado. A empresa possui um dos centros de produção mais avançados do país, utilizando tecnologias de diversas partes do mundo, inclusive de países da Europa, o melhor centro cerâmico do mundo.

A Cerâmica City demonstra como atender com seus produtos, em nível superior, as principais exigências da norma de desempenho ABNT NBR 15.575, possibilitando a melhor relação entre qualidade, durabilidade e custo para sua edificação ao longo de toda sua vida útil.