Como promover a reciclagem no canteiro de obras

Diversos materiais são descartados indevidamente na construção, privando de uma reutilização e vida útil, o que promoveria maior economia para a obra. 


Em um canteiro de obras o acúmulo de lixo e materiais que são jogados fora chega a gerar grandes quantidades de resíduos, porém você sabia que nem todo material descartado é essencialmente lixo, e muitos podem ser reaproveitados de diversas maneiras até mesmo na própria construção?


Separamos quatro dicas de como você pode promover a reciclagem, tornando o canteiro de obras mais econômico e sustentável.

1) Oriente aos funcionários a importância em promover a reciclagem
Muito do material de descarte em uma obra pode ter uma vida útil maior, mas é preciso orientar a equipe da importância em colocar em prática a reutilização desses materiais, evitando desperdícios e custos. Para isso a boa comunicação e as informações são fundamentais para que funcione, dessa forma a reutilização de materiais fará parte mais facilmente da rotina do canteiro de obras.

 

2) Desconstrução x Demolição
Em diversos casos optar pela desconstrução se mostra muito mais eficiente e barata do que a demolição, preservando materiais como portas, janelas, estruturas do telhado, pedras, telhas e até tijolos e blocos que podem ser reutilizados em outros ambientes da obra, armazéns para guardar os materiais ou até mesmo revendidos.

 

3) Invista na coleta seletiva
Tenha um espaço designado para a coleta completa de materiais, separando cada tipo de resíduos que evitando que fiquem espalhados por todo o local, invista no gerenciamento de resíduos, de maneira que a identificação de cada um seja mais fácil, até mesmo no momento de descarte e reutilização final de cada material.

 

4) Verifique os desperdícios da obra
A gestão de desperdícios deve ser colocada em prática logo na etapa inicial do planejamento, incluindo cada item que será utilizado, sua finalidade e possível reutilização, evitando qualquer tipo de desperdício de materiais, e degradação por mal utilização e armazenamento. Uma boa dica é a utilização de blocos cerâmicos para uma alvenaria racionalizada, por dispensarem o uso de materiais como madeiras e ferros, além de evitar quebras para executar instalações, o que também garante um canteiro de obras mais limpo, com menos resíduos e maior economia. Essa fase auxilia ao evitar que haja compra desnecessária de materiais e descarte por conta de maus cuidados.


A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.