Como a alvenaria estrutural pode auxiliar na otimização da sua construção

Entenda porque adotar a técnica de alvenaria estrutural na sua construção

A alvenaria estrutural é uma técnica utilizada na construção civil que substitui o tradicional processo de estrutura na realização das obras, dispensando o uso de pilares e vigas, com esse método as paredes passam a não possuírem apenas a função de vedação que é a separação dos ambientes, e sim, fazem parte da estruturação da edificação. Oferecendo mais economia para a obra, já que ela permite o travamento da alvenaria bloco por bloco, permitindo a amarração direta das paredes.

Construções que utilizam a alvenaria estrutural tendem a serem muito resistentes, tanto a cargas verticais que são todo o peso que está depositado sobre ela, desde as pessoas que transitam pelo local e objetos que são colocados como móveis, até mesmo o próprio peso que a obra deve suportar, como dos andares superiores e da laje. A alvenaria estrutural também oferece boa resistência a cargas horizontais que são ações externas com o vento e variações de temperatura que podem causar deformidades na laje.

A utilização de alvenaria estrutural apresenta diversas vantagens, entre elas, podendo utilizar qualquer tipo de laje, e também qualquer modelo de fundação, maior agilidade no processo de construção e menores custos para a obra, já que ela dispensa diversos fatores que acarretariam em maiores gastos e desperdícios de materiais, como por exemplo a utilização de aço, concreto e madeira. Entre outros benefícios podemos ressaltar:

• Facilidade na hora da mão-de-obra
• Permite qualquer tipo de revestimento
• Longo tempo de durabilidade
• Alta resistência ao fogo
• Fácil transporte e fácil manuseio no canteiro de obras
• Conforto térmico-acústico
• Oferece melhor resistência térmica, mecânica e acústica.

Além de conhecer as vantagens e as principais características da alvenaria estrutural, é muito importante também escolher os melhores produtos para a sua obra, e para isso somente quem é líder em tecnologia como a Cerâmica City, com mais de três décadas atuando no mercado e uma das pioneiras no desenvolvimento dessa técnica no Brasil pode oferecer os matérias ideias para você acertar na hora de construir ou reformar.

São diversos produtos desenvolvidos especialmente para alvenaria estrutural, blocos de diversos tamanhos e formatos são eles:

• Bloco Principal de 30 a 40 cm
• Meio Bloco
• Canaleta
• Blocos de ajuste

Vale destacar que a linha de produtos City também tem caneletas do tipo “J” e “U” e compensadores, para melhor encaixe e amarração de apoio para lajes, blocos de 11,5x19x39 e 11,5x19x19 ideais para estruturações térreas do programa MCMV.

 

Bloco cerâmico vs bloco de concreto na alvenaria estrutural

Quando comparado ao bloco de concreto, o bloco cerâmico apresenta ainda mais vantagens; são mais leves e trazem maior agilidade de manuseio e rapidez no desenvolvimento da obra. A relação custo benefício também é destaque, os blocos cerâmicos têm qualidade e em geral custam menos que os blocos de concreto.
Os blocos cerâmicos são produzidos com componentes 100% naturais, utilizando apenas argila, água, fogo e ar, tornando possível a reutilização de qualquer resquício evitando desperdícios. A produção de matérias para a alvenaria estrutural é muito mais sustentável do que os blocos de concreto, emitindo menos gás CO² na natureza, dessa maneira agredindo da menor forma possível o meio ambiente.

As vantagens vão além, a utilização de blocos de cerâmica na alvenaria estrutural permite ter uma obra mais racional, com maior agilidade e qualidade, podendo ressaltar também algumas outras vantagens em relação ao bloco de concreto, por possuírem a metade do peso agiliza em até 73% o tempo de movimentação dos blocos na obra, oferecendo menor gasto da energia da mão de obra, e menos desgaste dos equipamentos.

Vale ressaltar que todos os produtos produzidos pela Cerâmica City tem sua qualidade reconhecida por instituições como o IPT e comprovada por certificados como o PSQ e InMetro, além de ser a única empresa no Brasil a atender em nível superior todos os requisitos exigidos pela norma ABNT NBR 15.575, garantindo o alto desempenho e qualidade para suas obras.