ABNT NBR 15.575 e seus benefícios para o consumidor

Entenda como essa norma de desempenho influencia obras e a vida do consumidor

Em vigor desde 2013 a ABNT NBR 15.575 é a norma que aborda o desempenho de edificações habitacionais e apresenta as características indispensáveis da obra para o consumidor. Considerada uma norma inovadora por apresentar uma nova perspectiva no ramo da construção: foi a primeira vez que uma norma de desempenho correlacionou os impactos de uma obra a vida do consumidor no país.

O objetivo é: prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

A ABNT NBR 15.575 atende as exigências dos usuários a longo prazo, reconhecendo a importância da habitabilidade, a norma não considera apenas a fase da construção, mas sim todo seu conjunto.

Confira os sete requisitos do usuário quanto habitabilidade:

  • Estanqueidade da água

A umidade é uma das maiores fontes de formação de fungos e doenças respiratórias, ela provém da falta de controle da estanqueidade da água e também está relacionada a durabilidade da construção – devido à deterioração.

Segundo a ABNT NBR 15.575 as medidas de estanqueidade são aplicadas nas seguintes áreas das edificações: fachadas, pisos de locais molhados, coberturas, instalações hidrossanitárias e demais pontos que possam estar sujeitos ao uso de água.

  • Desempenho térmico

O desempenho térmico afeta diretamente as atividades diárias, o sono e contribui para a economia de energia. Para ser favorável ao usuário leva-se em conta diversos fatores como – nº de pessoas, idade, sexo, condições fisiológicas e psicológicas – já que esse nível de satisfação varia dependendo dos moradores e das características do imóvel. Através disso, características do local da obra – topografia, temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do vento – e da própria construção – materiais, número de pavimentos, pé-direito, orientação das fachadas, tipo de cobertura – são estabelecidas as medidas para a habitabilidade.

  • Desempenho acústico

O desempenho acústico é um dos requisitos mais importantes e sensíveis ao usuário no cotidiano, para cumprir essa exigência é preciso evitar: ruídos gerados pela circulação de veículos e provenientes de vizinhos, pelas atividades nas áreas comuns do edifício – em caso de apartamentos – e música alta. Para isso é necessário a adequação de componentes da construção como fachadas, coberturas, entrepisos e paredes.

  • Desempenho Lumínico

A ABNT NBR 15.575 estipula os níveis adequados de iluminações naturais e artificiais, englobando as exigências de outras normas de desempenho, ela apresenta as medições ideais para a luz diurna e artificial em edifícios habitacionais.

  • Desempenho Estrutural

O desempenho estrutural determina a estabilidade e a resistência do sistema estrutural, indica os dispositivos e os sistemas de fixação estabelecendo as cargas de uso e serviços a serem aplicados em cada área específica. Quando houver limitações e recomendações, é necessário sinalizar no catálogo técnico.

  • Segurança contra incêndio

É considerado um dos itens mais importantes da obra, juntamente com o desempenho estrutural, por atuar diretamente na segurança imediata da vida do usuário. A resistência ao fogo, conforme ABNT NBR 14.432, e a legislação local analisam a altura, o tipo de ocupação da edificação e as paredes que são exigidas com “Tempos Requeridos de Resistência ao Fogo” que são: parede de fachada, parede de poço de elevador, parede de escada de emergência, parede entre unidades e parede entre unidades e áreas comuns.

  • Durabilidade

A durabilidade avalia a vida útil mínima do projeto, a Vida Útil Projetada – VUP. Para sistemas de vedações verticais externas, a VUP é de 40 anos e para sistemas de vedações verticais de 20 anos, já para o sistema estrutural a VUP é de 50 anos (ABNT NRB 15.575).

 

A Cerâmica City desenvolve produtos, soluções construtivas e adequadas a todos os projetos da construção civil, somos uma das únicas empresas a atender todos critérios da ABNT NBR 15.575 em nível superior.

 

Aproveite para fazer o download a 2ª Edição do Manual de Desempenho, um guia completo para projetar e executar obras residenciais segundo a ABNT NRB 15.575!