4 Dicas para um projeto de alvenaria estrutura eficiente

A alvenaria estrutural oferece uma obra mais rápida, uniforme e econômica. Algumas dicas podem ajudar você a colocar em prática o seu projeto com muito mais eficiência e qualidade.


Ao projetar uma obra utilizando alvenaria estrutural é necessário que sejam mapeadas algumas etapas do projeto, de modo a evitar falhas e otimizar tanto o tempo como a mão-de-obra utilizada. Separamos algumas dicas para auxiliar nesse processo de forma que as etapas sejam realizadas de maneira muito mais eficaz.

 

1) Elabore um cronograma do seu projeto
Elaborar uma rotina produtiva de como executar o projeto é essencial para que o projetista tenha uma melhor visão de todas as etapas do processo, possibilitando adaptar e melhorar sua técnica utilizada. Nesse caso organize as etapas de forma sequencial, como, pré-análise com as principais características do projeto; avaliação de materiais e mão-de-obra que serão utilizadas; Modulação prévia dos ambientes e possíveis alterações do layout.

 
2) Busque as principais ferramentas do mercado
Executar um projeto em alvenaria estrutural requer muita atenção e tempo disponíveis para isso, porém para a sorte dos profissionais da área, o mercado atualmente disponibiliza diversas ferramentas que ajudam os projetistas a desenvolverem os seus projetos. Ter acesso a um software de qualidade é fundamental para que o profissional otimize seu tempo de trabalho além de uma execução de maior qualidade.

 
3) Mantenha-se atualizado com livros e normas
Ao separar um tempo para estudos e se atualizar entre as normas do mercado, você pode recorrer a diversas maneiras desde leituras de livros físicos a e-books ou outros métodos interativos como cursos online. Diversos canais possibilitam o conteúdo online, de forma que o aluno possa adequar e flexibilizar ao seu horário disponível.
Entre as principais normas recomendadas para estudo estão:
● NBR 16.868/2020 – Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto
● NBR 16.868/2020 – Alvenaria estrutural – Parte 2: Execução e controle de obras
● NBR 16.868/2020 – Alvenaria estrutural – Parte 3: Método de ensaio
● ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais

 
A Cerâmica City disponibiliza totalmente grátis a versão digital da 2º edição do Manual de Desempenho em que você aprende a projetar e executar obras residenciais seguindo os critérios de desempenho da ABNT NBR 15.575, clique aqui para fazer o download.

 
4) Mostre as vantagens em optar pela alvenaria estrutural em sua obra
E por último, mas não menos importante, mostrar para o cliente ou parceiros profissionais do projeto, as vantagens em optar pela alvenaria estrutural para a obra. Fator muito determinante sem dúvidas é o financeiro em que pode variar em até 15% de economia, além disso algumas outras vantagens podem ser ressaltadas como:
● Canteiro de obra mais limpo e sem desperdício;
● Execução mais rápida e eficiente;
● Materiais pré –moldados, o que significa uma construção mais assimétrica e definida, além de possibilitar maior economia, ao exigir menos matérias e mão-de-obra.


A Cerâmica City conta com mais de três décadas em qualidade e tecnologia de seus produtos, são blocos cerâmicos ideais para os sistemas de alvenaria estrutural, atendendo em nível superior todas as exigências estabelecidas pelas principais normas de desempenho.